terça-feira

Anopheles em nossas vidas...

A malária é uma doença parasitária que tem como agentes etiológicos protozoários do gênero Plasmodium, é transmitida ao homem pela picada de um mosquito do gênero Anopheles.
     
Na América Latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia Brasileira, com registro de cerca de 500 mil casos/ano.
     
O desenvolvimento intensificado da Amazônia nas décadas de 70 e 80 acelerou o processo migratório, atraindo moradores de outras regiões do país, graças aos projetos de colonização  e expansão da fronteira agrícola, construção de estradas e hidrelétricas, projetos agropecuários, extração de madeira e mineração. Nesta região, as precárias condições socioeconômicas da população  migrante determinaram a rápida expansão da doença.
     
Dados da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA  revelam que prevaleceram as infecções na Amazônia Legal (Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantis e Maranhão) pelo Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum.
     
A infecção inicia-se quando esporozoítos infectantes são inoculados no homem pelo inseto vetor. Estas formas desaparecem da circulação sanguínea do indivíduo suscetível dentro de 30 a 60 minutos para alcançarem os hepatócitos , onde evoluem. Após invadir o hepatócito, os esporozoítos se diferenciam em trofozoítos pré-eritrócitos.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário