quinta-feira

Darwin I: Pesquisando o Brasil...

Existem diversas teorias sobre a evolução da vida no planeta, polêmicas são geradas em torno desse tema, mas são poucos os assuntos científicos que rivalizam tanto como a fascinante biologia evolutiva.


Charles Robert Darwin foi um dos personagens marcantes do século XIX, ainda presente em pleno século XXI por ter desenvolvido a teoria mais consistente sobre a evolução. Com a publicação se sua obra A Origem das Espécies, ele lançou os fundamentos do moderno pensamento biológico evolutivo que teve repercussões em todas as áreas do conhecimento.
    
Como Darwin produziu algo tão original que continua atual apesar de terem transcorrido mais de 150 anos?
     
Em 1831 o jovem pesquisador participou de uma expedição científica ao redor do mundo, ao longo de quase cinco anos a bordo do navio inglês H.M.S. Beagle; visitou entre outras localidades, Cabo Verde, Brasil, Chile, Galápagos, Taiti, Nova Zelândia e Tailândia, trazendo consigo uma rica e variada coleção de material geológico, zoológico e botânico.


Ao desembarcar no Brasil em 1832 escreveu em seu diário: “Tenho caminhado sozinho pela floresta brasileira; entre a multidão é difícil de dizer que conjunto de objetos é mais impressionante: a exuberância da vegetação inclui a vitória, a elegância das gramíneas, a novidade das plantas parasitas, a beleza das flores (...) O barulho dos insetos é tão alto que à noite pode-se fazer ouvir mesmo em uma embarcação ancorada a centenas de jardas da praia.”

Darwin permaneceu na costa brasileira por alguns meses, suas anotações pessoais nem sempre retratavam a realidade brasileira no que tange os seus comentários sobre as atitudes das pessoas com as quais tivera pouco contato.
     
Na realidade, a época em que esteve no Brasil foi durante o período da Regência, no qual ocorreram muitas revoltas contra o Império – as províncias lutavam por mais autonomia. Apesar dos acordos firmados com a Inglaterra para a suspensão do tráfico ilegal de escravos, eles eram necessários ao funcionamento da economia em expansão da cultura cafeeira.


- Livro em HQ do cartunista Flávio de Almeida: Darwin no Brasil (Edi. Vieira & Lent).


Esse contato com a sociedade escravagista da época marcou de forma indelével a alma do inglês, que, anos depois, teve pesadelos com as cenas vistas:

"Se ao que a natureza concedeu aos brasis o homem acrescesse seus justos e adequados esforços, de que país poderiam jactar-se seus habitantes? Mas onde a maioria está ainda em estado de escravidão e onde o sistema se mantêm por todo um embargo da educação, fonte principal das ações humanas, o que se pode esperar a não ser que seja o todo poluído por sua parte?”


Com o estudo minucioso das coleções que formara em suas viagens Darwin tornara-se um cientista renomado, e em 1839 começou a esboçar sua teoria que guardou por quase vinte anos, temeroso da repercussão que fatalmente ocorreria quando a divulgasse.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário