segunda-feira

Darwin III: a Teoria Sintética

A evolução não é provocada apenas pela seleção natural, hoje as evidências orgânicas vão desde o documentário fóssil, as semelhanças anatômicas, a adaptação dos seres vivos a seus ambientes até as semelhanças fisiológicas e bioquímicas entre as espécies, que fazem da teoria da evolução biológica a base unificadora da Biologia moderna.


A teoria de Darwin não explica corretamente a origem e a transmissão das variações, pontos obscuros  somente foram esclarecidos com o surgimento da genética no início do século XX, assim se pôde reinterpretar a teoria evolucionista, surgindo a teoria moderna da evolução ou teoria sintética.


A seleção natural aliada aos fatores das mutações e recombinações gênicas fizeram que a evolução biológica fosse amplamente aceita pelos cientistas, sendo a melhor explicação para a enorme variação de organismos vivos existentes hoje.


Entretanto ainda não é possível explicar todas as características humanas em termos evolutivos, nossa espécie não está sujeita apenas à evolução biológica, mas também à evolução cultural.


Ela é a única que não precisa esperar para se adaptar ao meio pela seleção natural, a evolução cultural fez do Homo sapiens um desafiador de sua curta evolução biológica: ele simplesmente muda o ambiente para que fique de acordo com suas necessidades, causa transformações nos ecossistemas terrestres que já apontam como resposta um retorno instantâneo em termos geológicos.
       


Foi a partir da Revolução Industrial, há pouco mais de 200 anos, que o impacto da cultura humana se fez sentir mais acentuadamente. A tecnologia contemporânea já nos permite controlar conscientemente a evolução através da seleção artificial.
     
A humanidade aprendeu a manipular outros seres vivos em proveito próprio, a partir de então passamos a alterar os ambientes terrestres fazendo com que muitos estudiosos afirmem que a Terra esteja em meio à sexta grande extinção devido à ação do homem.
    
De acordo com Darwin qualquer indivíduo que não esteja bem aparelhado para sobreviver em seu ambiente será extinto, logo enfrentamos o maior desafio de nossa era: preservar o ambiente terrestre para continuar a fazer parte da história evolutiva do planeta.
     
A originalidade de Darwin se confirma mais de 151 anos após a publicação de A origem das espécies, ao revolucionar o pensamento sobre a evolução da vida e de nossa origem, ele provocou uma das maiores discussões a respeito de uma teoria científica, e seja qual for o estado real do universo natural, o moral anda muito além de nossas conjecturas.


Saiba mais:


Darwin, C. A Origem das Espécies: por meio da seleção natural. Tomo I, II e III. São Paulo: Escala, 1999.
Zimmer, C. O livro de ouro da evolução: o triunfo de uma ideia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
The Complete Work of Charles Darwin Online, disponível em http://darwin-online.org.uk/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário