quarta-feira

Campanhas anti-littering...

Em pleno século de conscientização ambiental, por que nossa ação de conhecimento do mundo anda tão insatisfatória?


     
 Todo mundo já ouviu falar de reciclagem, mas a aplicabilidade desse sistema ainda é bem pequena, por mais que a rotulagem ambiental de produtos já faça parte de nossas vidas a um bom tempo.
   
Atento as novas necessidades do setor produtivo rumo ao desenvolvimento sustentável por parte dos consumidores, o mercado nacional já produz embalagens que atuam como instrumento de Educação Ambiental, uma vez que adotam simbologias para a identificação de seus materiais, visando facilitar o descarte seletivamente.
    
O mercado brasileiro de embalagens segue as normas da International Organization for Standardization – ISO, organização que cria normas mundiais nos mais variados segmentos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e outras simbologias adaptadas aos modelos das logomarcas das empresas.

                                        
 Para sensibilizar a população quanto ao descarte dos resíduos sólidos, campanhas anti-littering (anti-lixo) vêm sendo propagadas em embalagens para os consumidores destinarem o alimento pós-consumo (principalmente os consumidos em “trânsito”) na lata de lixo. Essa ação otimiza a seleção de materiais, mas mesmo que o produto não contenha os símbolos da reciclagem se forem feitos de materiais como plástico, papel, metal e vidro podem ser reciclados. 
       
Os benefícios da coleta seletiva são que para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão; para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adulta, em média; a cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia; em cada 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.


Os consumidores atentos às questões ambientais já estão acostumados com a simbologia da rotulagem ambiental, embora ainda seja um desafio para as pessoas identificar os rótulos de acordo com o destino apropriado para reciclagem.

Segue alguns dados de como anda a reciclagem no nosso país:


- Recicla-se cerca de 85% de seu alumínio, de acordo com a Associação Brasileira de Alumínio - ABAL e 37,5 % do papel, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Papel e Celulose (ANFPC).
    
- Cerca de 42 % do vidro é reciclado, de acordo com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro e 18 % do aço, de acordo com o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).
     
- De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados (ABIQUIM), apenas 15 % do plástico é reciclado.


Saiba mais: - Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) http://www.abre.org.br/
                    - http://www.cempre.org.br/ , e
                    - http://www.recicloteca.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário