sexta-feira

Conheça os símbolos para a reciclagem de plásticos...

Os plásticos são materiais indispensáveis ao nosso dia a dia, estão presentes nos mais variados produtos, por sua versatilidade e propriedades físico-químicas têm substituído materiais como madeira, metal, vidro e até mesmo papel e fibras. São materiais flexíveis, fabricados a partir das resinas sintéticas (polímeros) produzidas a partir de matérias-primas de origem natural, como o petróleo.
      
O petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros.
     
Cerca de 300 tipos de plásticos são produzidos pelas indústrias, o uso do plástico reciclado possibilita que economizemos até 50% de energia. A simbologia utilizada para a reciclagem de plásticos segue a norma NBR 13230 da ABNT, onde todos os produtos devem conter na embalagem ou no fundo do utensílio a numeração de 1 a 7 indicando o material usado na fabricação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário