quarta-feira

Tutorial básico do CmapTools.

Quem gosta de elaborar mapas conceituais (MC) e perde tempo tentando criá-los utilizando programas como o PowerPoint como eu, seus problemas acabaram-se (foi assim que me senti XD), graças a um software gratuito desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida – IHMC: o CmapTools, que permite ao usuário construir o MC e dividir o conhecimento criado com seus mapas.
     
Na página do IHMC http://cmap.ihmc.us/download é possível obter a última versão desse software livre. Ao preencher os dados solicitados pelo site o download é autorizado. Após o comando de executar o programa é instalado.
    
E agora, como criar um mapa conceitual? Preencha os dados solicitados pelo servidor do programa. Segue abaixo um tutorial com recursos básico para elaborar um MC.

1. Como abrir o CmapTools?
Clique no botão Iniciar, Programas, IHMC CmapTools, CmapTools. Após ter clicado duas janelas serão abertas:
- Visualização – Mapas Conceituais onde é possível visualizar os MC criados e os servidores disponíveis com MC compartilhados por estudantes de forma colaborativa;
- Sem título 1 esta opção permite a autoria de um mapa.

2. Como adicionar um conceito?
Siga a informação da página Dê um duplo-clique para criar um conceito, faça isso clicando rapidamente em qualquer ponto da tela, é só digitar o conceito dentro da caixa ????.

3. Como incluir termos explicativos entre conceitos?
Siga a informação ao lado da caixa em que você digitou o seu conceito clique e arraste a seta para criar um link. Dê um duplo- clique para editar o texto. A sequência de pontos de interrogação fora da caixa de conceito é o conector para você digitar o termo explicativo.


4. Como unir conceitos?
Quando seu mapa tiver 2 ou mais conceitos, clique e arraste a seta em cima da caixa de conceito que se quer ligar, o que está com a borda destacada em azul, para a caixa de conceito que você deseja unir.


5. Como mover todo o conteúdo do mapa?
No menu Editar, Selecionar conceitos, daí é só arrastar para o local desejado, ou você pode clicar com o botão esquerdo do mouse e mantendo pressionado arraste sobre todo o conteúdo do MC. Depois dê um clique mantendo pressionado o botão do mouse e arraste.


6. Como formatar a caixa de conceito?
Clique em Formatar, Estilos. Nas abas Fonte, Objeto, Linha e Cmap é possível alterar a aparência como o formato, a cor, o estilo da letra, a cor de fundo, entre outros, lembre-se de destacar as caixas de conceito, cujas bordas ficam em azul, antes de realizar a formatação. É possível selecionar várias caixas de conceito segurando a tecla Ctrl.


7. Como salvar o MC?
Clique em Arquivo, Salvar Mapa Conceitual como.


8. Como salvar o MC em diferentes formatos para usar em outros softwares?
Com o MC salvo e ainda aberto, clique em Arquivo, Export Cmap As, Image File, escolha o local para salvar a imagem gerada que ficará no formato JPEG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário